Decidiu fazer um consórcio? Esse artigo é para você! Conheça 5 dicas importantes na hora de fazer esse tipo de investimento.
Dica Nº 1 – Pesquise qual é a administradora do consórcio
O Banco Central divulga em seu site as administradoras de consórcios autorizadas a funcionar. Antigamente, havia muitas empresas de consórcios que sumiam com o dinheiro dos consorciados, mas isso é coisa do passado! Agora, tudo é tão transparente que o Banco Central, inclusive, divulga os rankings das administradoras com maior número de reclamações. A administradora dos consórcios da W/Crédito e da Caixa Consórcios, ou seja, a melhor administradora do Brasil.
Dica Nº 2 – Use abuse do seu FGTS
O consórcio é uma excelente forma de utilizar o FGTS. Ele pode ser utilizado nas ofertas de lance, na contemplação da carta de crédito, amortização ou liquidação de saldo devedor e até para o pagamento de parte das prestações. Quer saber mais detalhes? Confira no nosso artigo “Como e quando usar o FGTS no consórcio de imóveis” –
Dica Nº 3 – Você pode dar lance mesmo sem dinheiro no bolso
Isso se chama “Lance embutido”. Depois da primeira assembleia, o consorciado poderá dar um o lance de até um percentual do valor total da sua carta de credito. Se for contemplado, recebe sua carta de crédito com 50% do valor inicial. As parcelas do consórcio serão ajustadas automaticamente. Essa modalidade de lance é pouco conhecida, mas tem ajudado muitos consorciados que precisam adquirir um carro ou um imóvel com urgência.
Aqui, no Consórcio W/Crédito nossos clientes podem dar como lance embutido até 50% do valor da carta, no mercado a média é de somente 30%.
Dica Nº 4 – Cuidado com promessas de garantia de contemplação!
Uma coisa podemos afirmar: isso não existe! O que existe são muitos golpistas no mercado que geralmente são empresas ou pessoas que atuam de forma irregular. Se o vendedor do consórcio lhe garantir que em um grupo será fácil de ser contemplado mesmo dando um lance bem baixo, desconfie em dobro! Não acredite em promessas verbais e pague apenas pelo que está escrito em contrato. Por isso é tão importante pesquisar e verificar a administradora de um consórcio.
Dica Nº 5 – Analise bem o valor das parcelas
Consórcio não é dívida, é investimento! É preciso ter muita consciência na hora de aceitar esse compromisso. Mas também é importante saber que, caso o consorciado pare de pagar as prestações antes de ser contemplado, o dinheiro já pago não será perdido e seu nome não será inscrito em um cadastro de inadimplentes. Mas, se você deixar tudo como está, seu dinheiro só será devolvido ao final do grupo, corrigido pelo índice estabelecido pela administradora em contrato.
Ficou claro! Não deixe as dúvidas te impedirem de fazer um bom negócio! Para outras informações, fale com a gente e entenda melhor como podemos ajudar você.
0 comentários