O consórcio continua sendo uma ótima alternativa de investimento para quem investia em renda fixa e foge dos investimentos de risco da renda variável. A ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios publicou no último dia 8 de abril o Mapa do desempenho do consórcio no Brasil com os resultados consolidados de 2020. Confira o excelente desempenho dos segmentos imóvel e automóvel!

Destaques Consórcio de Imóveis

  • O consórcio de imóveis superou a inédita marca de 1 milhão de participantes ativos no 3º trimestre de 2020.
  • O total de consorciados ativos cresceu nos quatro trimestres, em todas as regiões. Na média do ano, a maior expansão (+16,4%) foi registrada no Norte, que cresceu o triplo da média nacional (+5,5%).
  • Metade dos consorciados (49,8%) do segmento está na região Sudeste.

Os reflexos econômicos da pandemia da covid-19 foram percebidos nos resultados do 2º trimestre. Porém, enquanto as outras quatro regiões tiveram baixa no total de cotas vendidas entre abril e junho, a região Norte teve alta de 8,8% nas adesões.

Apesar da queda de 1,3% na média nacional, as contemplações cresceram em três regiões: Sul (+1,2%), Centro-Oeste (+11,5%) e Norte (+10,2%).

A cada dez contemplações em 2020, quatro (40,1%) ocorreram em São Paulo. É o Estado que mais se destaca no consórcio de imóveis, respondendo ainda por 31,8% do total de novas cotas vendidas e de 35,9% dos participantes ativos.

Em quatro UF’s a quantidade de cotas vendidas em 2020 foi menor que em 2019: Piauí (-13,6%), Sergipe (-10,5%), Pernambuco (-6,2%) e Tocantins (-1,9%). A maior alta percentual, de 68,9%, ocorreu em Rondônia. Apesar de cair apenas 0,2%, o Ceará foi o único Estado que não registrou aumento no número de participantes ativos em 2020.

A maioria das UF’s registrou aumento nas contemplações, ainda que tenha havido queda na média brasileira – 16 entre 27 UF’s, sendo que as maiores altas ocorreram em Roraima (+26,5%), Amazonas (+19%) e Maranhão (+15,8%).

Destaques do Consórcio Auto – Veículos leves

Quase metade do total de cotas vendidas de participantes ativos e de contemplações se concentra no Sudeste. Entretanto, a região registra uma pequena queda de participação, de 2019 para 2020, acima de dois pontos percentuais.

Na contramão as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste viram sua participação nos três indicadores aumentar – com destaque para o Nordeste, alta de quase dois pontos percentuais em vendas de cotas.

Na comparação por trimestres, destaque para o indicador de participantes ativos. Ele cresceu ao longo dos quatro trimestres de 2020, na comparação com igual período do ano anterior, na média de todo o Sistema. Entre as regiões, a única a não registrar resultado positivo no total de participantes foi o Sudeste.

O grande destaque entre os Estados no Sistema de Consórcios fica por conta de São Paulo. Sozinha, a unidade da federação responde por mais de um quarto das cotas vendidas em 2020, dos participantes ativos e do total de contemplados.

Minas Gerais é outro Estado de grande importância para os resultados do setor de consórcios de veículos leves. Indicadores de cotas vendidas e participantes ativos tiveram expansão acima de 5% em 2020.

Na análise percentual, quem se destacou nas vendas de cotas em 2020 foi o Maranhão. A comercialização cresceu 34,1%, indo de 24.386, no acumulado de 2019, para 32.705.As contemplações do segmento, que na média nacional fecharam 2020 com baixa de 8,8%, cresceram 5,9% em Rondônia. No Estado, 6.743 consorciados de veículos leves foram contemplados.

Destaques do Consórcio Auto – Veículos pesados

Três a cada cinco participantes ativos do consórcio de veículos pesados estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A região Sudeste representa mais de um terço dos resultados desse segmento em cotas vendidas, participantes ativos e contemplações.

É em veículos pesados que a região Centro-Oeste tem a sua maior presença no Sistema de Consórcios. Fica em 3ª lugar entre as regiões ao analisar participantes ativos e contemplações. Foi superada pelo Nordeste em cotas vendidas, mas por apenas 0,1 ponto percentual.Na comparação com os resultados de 2019, o Sudeste foi a única região a ter desempenho negativo, com quedas de 2,4% em contemplações e 3,1% em vendas de cotas. No total de consorciados, a alta foi de 9,7%.

São Paulo desponta na liderança no consórcio de veículos pesados, representando mais de um quinto dos resultados dos resultados de cotas vendidas, participantes ativos e contemplações. Na sequência, com menos da metade dos volumes conquistados por São Paulo, aparece o Paraná, registrando participações acima de 10% nos três principais indicadores.

Percentualmente, as adesões ao consórcio foram maiores no Pará, que cresceu 96,9% ao registrar a venda de 4.658 cotas. O total de participantes ativos cresceu em 26 UF’s. A única queda (-5,8%) ocorreu no Rio de Janeiro, que foi de 8.194 consorciados, em 2019, para 7.723, em 2020; Já as contemplações aumentaram em 23 das 27 UF’s. As exceções foram São Paulo (-5,7%), Amapá (-5,5%), Rio de Janeiro (-5,2%) e Pernambuco (-4,8%).

Os números não mentem! Comprovadamente o desempenho do consórcio no Brasil em 2020 foi espetacular e você pode investir com tranquilidade e segurança!

Para outras informações, fale com a gente e entenda melhor como podemos ajudar você.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat